segunda-feira, 7 de abril de 2014

Manoel Santos incentiva Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste


 
Participação do gabinete no evento buscou estimular o engajamento dos jovens na construção de um modelo de desenvolvimento rural sustentável e solidário




Cerca de 120 jovens rurais, vindos de todos os estados do Nordeste, reuniram-se, entre os dias 25 e 29 de março, no município de Ouricuri, Sertão do Araripe, para dar corpo a Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste – Rumo ao III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA). O propósito foi favorecer um intercâmbio de informações e experiências entre a juventude do meio rural.
O gabinete do deputado Manoel Santos, que marcou presença no evento, defendeu o engajamento dos jovens rurais na transformação das realidades vivenciadas no campo, a partir da construção e implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), que teve o deputado Manoel Santos como um dos idealizadores.
Também foi considerada a importância da presença dos jovens na tomada de decisões sobre qual projeto político é capaz de atender às necessidades de políticas públicas para os jovens do campo. Outro destaque foi dado ao papel da juventude na promoção da agroecologia, neste que, segundo reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), é o Ano Internacional da Agricultura Familiar.
A Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste – Rumo ao III ENA é uma realização da Rede Ater Nordeste, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), da Associação em Área de Assentamento no Estado do Maranhão (ASSEMA), Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga), Centro de Estudos de Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (CETRA), Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, ActionAid e Terre des Hommes Schweiz.
III ENA – O encontro acontecerá em Juazeiro/BA, de 16 a 19 de maio de 2014. Atividade, que pretende reunir cerca de 2 mil pessoas, apresentará a agroecologia como uma alternativa concreta ao modelo de agrícola hegemônico. Será um evento de afirmação do campo agroecológico para a população e os governos, levantando dados e apresentando informações sobre suas centenas de experiências nessa área. Seu lema será “Cuidar da Terra, Alimentar a Saúde, Cultivar o Futuro”.

Da ASCOM

Nenhum comentário: